Praia agitada não é a minha praia, gosto mesmo é de uma praia com pouca gente, menos badalada, pouco explorada, daquelas que você ainda ver pescadores e locais. Conhecemos recentemente uma dessas pérolas no litoral potiguar, Praia de Perobas, pertinho da famosa cidade de Touros.
Em São Miguel do Gostoso na Pousada Enseada dos Amores pegamos um folder que falava do mergulho nos parrachos nas águas claras da Praia de Perobas. Na recepção da pousada fomos informados que os passeios eram feitos conforme a maré. Liguei pro Anselmo (responsável pela operadora do passeio) e confirmamos a saída por volta das 14h30.
Perobas foi recentemente descoberta pelos turistas, mas ainda mantem aquela cara de vila de pescadores, onde é possível escutar o vendo nos coqueiros, comer bem e fazer um bom passeio na costa. A maior atração do local são os parrachos, uma espécie de aquário natural formado na maré baixa, onde é possível mergulhar em águas rasas.
Como ainda era cedinho resolvemos ir até lá parando em todas as praias do caminho, uma belezura, cada uma mais bonita que a outra. Perobas pertence ao município de Touros, distante apenas 11km da sede e 78km de Natal. A estrada entre Touros e Perobas é de terra batida (piçarra), mas bem conservada. Na nossa chegada o Anselmo foi muito receptivo e nos indicou um bom restaurante à beira mar para almoçarmos. Pedimos um camarãozinho ao molho com macaxeira frita muito bem servido, de quebra ainda veio um caldo de peixe.
Após o almoço recebemos as instruções sobre o passeio, caminhamos um pouco na praia para pegar a lancha e seguimos 5km mar a dentro. Junto conosco foram 10 pessoas, todos gaúchos de uma mesma família e estavam encantados com a praia. A navegação é rápida, em 10min já estávamos no farol, ponto de referencia dos parrachos. Daqui por diante a lancha reduz a velocidade e é possível vermos os corais e cardumes ao lado de nossa embarcação. As manobras são lentas para não danificar o barco/motor. Paramos no meio de uma piscina natural gigante, onde a vida marinha é fantástica. Como é raso, não precisa ficar de colete e a água é bem tranquila, facilitando os mergulhos. Agora é só relaxar!
O passeio é muito legal e recomendando especialmente para famílias com crianças, pois é possível alimentar os peixes na sua mão, uma experiência única. Ficamos 1h curtindo aquele lugar lindo no meio do mar. Infelizmente o que é bom dura pouco e voltamos com o gostinho de quero mais!
Agradecemos o excelente atendimento do Anselmo da agência Passeios Nas Águas, sem dúvida indicamos os seus serviços.
Leia também:
Pingback: Cachoeirinha de Pitangui,RN | Um Oásis em meio as Dunas e Praia - Diario de Mochileiro
Pingback: O Sol nasce primeiro em João Pessoa - Diario de Mochileiro