Avançar para o conteúdo

Expedição Salar de Uyuni

  • por

O Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo, com 12.000 Km², localizado a 3.600m de altitude. Alguns estudiosos defendem que nesse lugar existia um lago de sal pré-histórico, Lago Minchin, que cobria boa parte do sudoeste da Bolívia. Após anos, esse lago secou criando essa enorme salina.

Outros estudiosos defendem que o Salar de Uyuni tem conexões com os oceanos, mas a grande maioria dos estudos teoriza que quando os Andres foram formados, há milhões de anos, o choque das placas tectônicas dividiu os oceanos.

Parte desses mares ficaram a leste da cordilheira e com o passar dos anos evaporaram, deixando no altiplano o sal de suas águas.

O salar é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa de 10 metros.

A profundidade total é estimada em 120 metros e é composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre.

O salar é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio.

Prepare sua maquina fotográfica para guardar de lembrança tudo o que essa região tem para oferecer, são elas: Vulcões, Lagoas, Ilhas, Flamingos, Geiseres, Piscinas Termais e muito mais.

Em resumo, a beleza selvagem do grande deserto de sal faz dele um dos mais inspiradores espetáculos da América do Sul.

Etiquetas:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *