Acordar cedinho em Bariloche no período do inverno é quase que uma missão impossível, mas como estávamos muito felizes por nossa viagem e mais ainda por irmos fazer um passeio massa naquela manhã, valeu o sacrifício. Iriamos para uma caminhada (trekking) na Laguna Congelada, contratada com a Barlan Travel (vide nota no fim do post), com saída agendada do nosso hotel às 9h.
Esse tour necessita de roupas especiais e na noite anterior alugamos as mesmas na El Refugio. Estava fazendo um frio de 0°C com térmica de -3°C (muito frio), sem falar no vento que batia forte no rosto nesse dia.
O transfer chegou pontualmente, passamos ainda pelo centrinho da cidade, pegamos mais outros passageiros e seguimos rumo a nossa aventura.
O sol começou a aparecer junto com o branco da neve nas montanhas. No caminho passamos pela região periférica de Bariloche, pegamos a famosa Ruta 40 e entramos no Parque Nacional Nahuel Huapi. Até a entrada do parque a estrada é pavimentada, depois é de ripio e com muita neve. Subir a estrada só mesmo de 4×4, pois existem trechos bem acidentados que exigem uma boa tração do carro e habilidade do condutor. Ao longo do trajeto, Marcelo nosso motorista foi nos dando uma aula sobre a região. Após 16km (45min) chegamos ao Refugio Neumeyer, que serve de acampamento base para o início da caminhada e fica a 1.300mts acima do nível do mar.
Na chegada nos juntamos a outro grupo totalizando umas 25 pessoas, entre jovens, idosos e crianças, um grupo com várias nacionalidades e bem divertido. No local foi servido um café/thê e passado todas as instruções de como seria o passeio, assim como o as opções de almoço.
Cada um escolhe o seu menu e o mesmo será servido no retorno da caminhada, no mesmo local em que você está sentado para o café.
Nesse bate papo inicial também é ofertado a opção de um passeio paralelo, uma caminhada com esquis (cross country) com custo adicional por pessoa. Não é possível fazer os dois, somente um dos passeios e deve ser decidido na nesse momento.
Seguimos para a parte externa onde cada um dos participantes recebe um bastão de caminhada, que vai auxiliar do trajeto. Recebemos mais instruções e partimos. Junto ao grupo vai um fotografo particular, que tira suas fotos e depois você pode comprar (infelizmente só impressas).
Até a Laguna Congelada são 2km de subida, algo em torno de 1h30 de percurso, com cerca de 4 paradas de 5min a 10min.
A trilha é bem cuidada e sinalizada, mas é preciso ter cuidado com os troncos caídos e o gelo formado pela neve solidificada.
Os escorregões fazem parte do passeio e não fique com vergonha se cair! A paisagem é única, a sensação de está no meio do bosque nevado é muito legal. O grupo subiu em um ritmo lento, sempre com um guia no comando e outro na retaguarda (final da fila).
Gostaria de deixar uma dica para as pessoas sem nenhum preparo físico ou com problemas de saúde. A caminhada é moderada e em alguns momentos com subidas que necessitam ajuda dos guias. Para quem tem problemas cardíacos, de pressão ou respiratórios, devem avaliar o grau de esforço físico antes de fazer o passeio, visto que a companhia contratada pelo tour e os guias não são responsáveis por qualquer problema.
Antes de começar o passeio você assina um termo de responsabilidade, assumindo todos os riscos. Quem segue o blog sabe que a Bel tem asma, no começo ela quis desistir, mas como sei algumas técnicas por ter feito outros passeios do tipo, auxiliei ela e deu tudo certinho.
Claro que com a ajuda da bombinha para asma na mão, no caso dela ter algum problema. Também sinalizei os guias desse fato e que iriamos no nosso ritmo, o que foi bem aceito e apoiado por eles.
Seguimos para o retorno, foram passada mais dicas de como descer a montanha, mesmo assim a galera leva alguns tombos e todos caem na risada. Aconteceu comigo, a Bel e muito outros, e na boa, até faz parte da brincadeira. Chegamos ao refugio e nosso almoço já estava pronto. Aguardamos um pouco e a foto do cardápio fez jus ao prato servido.
O almoço é comporto por: sopa de entrada, prato principal com acompanhamentos e sobremesa. A comida é inclusa no pacote, mas as bebidas são a parte.
O que achou da nossa trip?
Leia também:
Bariloche – Onde alugar roupas para o frio
O que fazer em Nashville, no Tennessee
Viagem para os Estados Unidos com crianças: 10 Destinos incríveis
Pingback: Bariloche - Onde alugar roupas para o frio - Diario de Mochileiro
Pingback: Temporada de inverno em Bariloche: O paraíso da neve na América do Sul - Diario de Mochileiro