Roteiro de 3 dias em Montevidéu | 1º Dia – parte II

Continuando nossa série sobre Montevidéu, essas são as dicas sobre o que fazer na segunda parte do primeiro dia de roteiro. Se você seguiu a primeira parte do roteiro, quando chegar nesse ponto já deve ser o horário do almoço. Procure almoçar próximo a Plaza Independencia ou pule os itens (14 e 15) do roteiro e siga em frente.

mapas-roteiro-montevideu-1-dia-parte-2

ROTEIRO DO 1º DIA (PARTE II)

(10) Mausoléu José Gervasio Artigas

End.: Subsolo da Plaza Independencia
Horário: seg 12h-18h ter/dom 10h-18h
Entrada: Gratuita

No subsolo da Plaza Independencia está o mausoléu onde descansam os restos mortais do General José Gervasio Artigas (1764–1850). Sua participação na história começa em 1810 quando passou a defender os “orientais”, moradores da margem oriental do Rio Uruguai. Participou da Revolução oriental contra o Governo Hispânico Conservador, em 1811 comandou as tropas na Batalha de San Jose e a formação da Liga Federal e passou a ser chamado de “protetor dos povos livres”. A história de exílio no Paraguai não o permitiu voltar nunca mais ao seu país e seu nome aparece hoje em diversas ruas de diferentes cidades do Uruguai.

(11) Museo de La Casa de Gobierno

End.: Plaza Independencia
Horário: 10h-17h Todos os dias
Entrada: Gratuita

Um dos prédios que vai chamar bastante atenção é o do Museu de La Casa de Gobieno, datado de 1880. O local é muito bem organizado e a qualidade de suas obras expostas chamam atenção de todos. O prédio foi sede da Presidência da Republica até 1985 e sem dúvida deve fazer parte de seu roteiro.

(12) A Puerta de La Ciudadela

End.: Plaza Independencia
Horário: 24h Todos os dias
Entrada: Gratuita

Essa é a “porta” de entrada para a Ciudad Vieja, o rico centro histórico da cidade de Montevideo. Começou a ser erguido em 1742, serviu como fortificação para proteger a colônia espanhola dos ataques portugueses, nesse período a cidade era cercada por uma muralha.

(13) Teatro Solís

End.: Calle Reconquista x Calle Bartolomé Mitre (uma quadra da Plaza Independencia)
Horário: Visitas guiadas
ter e qui 16h / qua 11h 12h 16h / sex e dom 11h 12h 16h / sab 11h 12h 13h 16h
Entrada: qua 16h é gratuito em espanhol / os demais dias em espanhol UYU$ 20,00 – português/inglês UYU$ 40,00
Site: http://www.teatrosolis.org.uy/

Esse é o principal teatro do país, foi fundado em 1856 e é palco dos melhores espetáculos em turnê para America do Sul. Sua construção e reformas ao longo dos anos marcaram a história do Uruguai, por isso não deixe de conhecer e entender a história de um país contada através da cultura.

(14) Peatonal Babacay

End.: Entre Peatoanal Sarandy e Calle Buenos Aires (linha azul no mapa)
Horário: muito bom para almoço e uma noite ao estilo clássico!
Entrada:

Uma pequena rua localizada em frente ao Teatro Solis faz bastante sucesso nessa região da Ciudad Vieja. Local excelente para comer, tomar um café ou curtir uma noite ao estilo clássico uruguaio. Paralela a essa Peatonal é possível tomar uma boa cerveja no The Shannon Iris Pub (Calle Bartolomé Mitre, 1318 ). Se você está seguindo esse roteiro passo a passo e começou logo cedinho da manhã irá chegar por aqui no horário do almoço.

(15) Peatonal Sarandi

End.: Principal rua que corta a Ciudad Vieja (início no Puerta de La Ciudadela) (linha em vermelho no mapa)
Horário: muito bom para almoço e uma noite ao estilo uruguaio.
Entrada: Gratuita

Essa é outra boa opção para comer bem, curtir uma noite e também para se hospedar. Nessa região existem boas opções de hospedagens, para todos os bolsos. Passando por aqui não deixe de conhecer a Sorveteria Freddo com seu delicioso sorvete italiano, muito conhecido também em Buenos Aires.

(16) Museu Torres Garcia

End.: Calle Peatonal Sarandi, 683 (logo após a Puerta de La Ciudadela)
Horário: 9h30-20h seg/sex > 10h-18h sab
Entrada: “Gratuita” – sugerem colaboração de UYU$ 20,00 a 50,00
Site: http://www.torresgarcia.org.uy/

Acervo do artista Plastico Joaquim Torres García (1874-1949), que foi criado em Barcelona e influenciado pela cultura catalã. O museu apresenta também exposições temporárias de artistas uruguaios.

(17) Cabildo/Museo y Archivo Histórico Municipal

End.: Calle Juan Carlos Gómez, 1362 (em frente a Plaza de La Constituición)
Horário: ter/sex e dom 12h-17h > Sab 11h30-16h30
Entrada: Gratuita

Mais uma das lindas construções existentes nessa região, um prédio colonial de 1808. Era um dos locais onde aconteciam as reuniões políticas decisivas, foi também palco do juramento da Constituição de 18 de Julho de 1830.

(18) Plaza de La Constituicíon ou Plaza Matriz

End.: Entre as Calles Sarandí, Ituzaingó, Rincón, Juan Carlos Gómez
Horário: 24h Todos os dias
Entrada: Gratuita

Essa era a maior Praça da Ciudad Vieja. Foi palco de muitas manifestações e celebrações, civis e militares da época, até touradas aconteciam por aqui. Após a independência em 1825 e a criação do layout da nova cidade, começou a perder sua exclusividade e seu glamour, conforme relatam os arquivos da cidade. É também chamada como Plaza Matriz, pois em um dos seus lados está a Iglesia Matriz da cidade.

(19) Iglesia Matriz

End.: Plaza de La Constituicíon
Horário:
Entrada: Gratuita

Igreja fundada em 1799. Sem dúvida uma bela igreja com suas formas neoclássicas do final do século XVIII. Segundo informações, em algumas missas existem apresentações de canto gregoriano.

(20) Club Uruguay

End.: Plaza de La Constituicíon x Peatonal Sarandi
Horário:
Entrada:

Mais um exemplo da diferenciada arquitetura uruguaia, eu sou suspeito em falar desse prédio, sua fachada é muito bonita. Não tenho informações se é possível visitas. Aproveite e tire boas fotos!

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

5 comentários

5 jun2015

Gostaria de saber se existe alguma empresa que faça o trecho Rio de Janeiro x Buenos Aires, só achei até agora a Pluma, São Paulo x Buenos Aires. Como estamos em Teresópolis, região serrana do Rio, seria mais fácil. Obrigado amigos !

7 abr2015
sergio silva da rosa

É muito legal tua iniciativa. Parabéns…

12 fev2015
delcino rodrigues franciscoo

moro em sao paulo em itaquera,e quero ir ate la de onibu,mas nao tenho a minima ideia de como chegar a pontevedra,e também gostaria de saber quanto pago por traze minha mulhe de la com onibus

    21 fev2015

    Delcino,
    Vc teria que se informar no terminal de ônibus de São Paulo com as empresas que fazem esse trecho até Buenos Aires.

Deixe seu comentário!





*

code