Belém, Pará | City Tour pela cidade morena

Como é bom voltar em um lugar por onde você passou uma parte da sua adolescência. Os mais chegados sabem que morei na capital paraense por quase 3 anos. Fazia um tempinho, mas as lembranças ficaram marcadas até hoje. Voltar por essas terras foi como abrir um diário de escola e rever o passado. E o que mudou em Belém ao longo desses anos? Por incrível que pareça, muitas coisas continuam do mesmo jeito, principalmente os lugares históricos, praças, museus e igrejas. Isso que me encanta em Belém, a mescla da modernidade com o antigo é uma preocupação do povo, que preserva a sua cultura e honra sua origens.

Viagem de feriadão tem que ser bem planejada para otimizar o tempo. A Brazil Amazon Tour, nossa parceira na cidade, foi uma mão na roda na hora de formatar nosso roteiro. No post passado contamos como foi nossa visita por Icoaraci e agora seguimos para o City Tour Cidade Morena, que contempla a zona histórica de Belém – Mercado do Ver-O-Peso, Espaço Feliz Lusitânia, Forte do Castelo, Casa das Onze Janelas, Igreja da Sé e Basílica de Nazaré.

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-FORTE-DO-PRESEPIO-VISTA-VER-O-PESO

NOSSA EXPERIÊNCIA

Após passarmos a manhã por Icoaraci, decidimos almoçar no Mercado do Ver-O-Peso, visto que o City Tour começaria também pelo mercado. Ponto de encontro marcado, partimos para comer em um box indicado pelo nosso guia. Nossa gente, nunca comemos tanto pagando tão pouco. Pedimos peixe, açaí e tapioca, custo de R$ 16,00 (para dois), muito barato. Após o almoço, aproveitamos para caminhar pelo mercado e conhecer um pouco mais do local, os detalhes vou contar em outro post.

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-VER-O-PESO-PEIXE-COM-AÇAÍ

No horário marcado, Diogo começa o tour pelo Ver-O-Peso pela zona das frutas e verduras. O mercado é todo separado por tipo de artigos, facilitando a vida do comprador. Nosso guia nos inunda com seu conhecimento e ficamos admirados com as histórias que os livros não contam. Em meio as centenas de boxes, alguns chamam bastante atenção dos turistas, dentre eles os que vendem artigos para o preparo da Maniçoba (a feijoada paraense), Pato no Tucupí, Castanhas e o das Erveiras.

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-VER-O-PESO-BANCAS-DE-FARINHAS

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-VER-O-PESO-ARTESANATOS

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-VER-O-PESO-MANIÇOBA-TUCUPI

Rodamos tudo por ali, com calma e paciência, conversando com os vendedores, degustando alguns frutos e amêndoas. A receptividade com os turistas é algo que impressiona por onde passamos em Belém e pelo mercado não foi diferente. Atravessamos a avenida e fomos conhecer o Mercado da Carne, com sua bela estrutura de ferro. Ele faz parte do complexo do Ver-O-Peso, construído em 1867, remodelado em 1908 por Francisco Bolonha. Sem dúvida uma obra de arte em forma de arquitetura que faz parte da cultura do Pará.

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-VER-O-PESO-MERCADO-DA-CARNE

Seguimos nosso roteiro e a próxima parada foi no complexo arquitetônico e religioso da cidade velha, a Feliz Lusitânia. Começamos pelo Forte do Castelo, também conhecido como Forte do Presépio. Antes abrigou o Circulo Militar da cidade e em 1997 passou a ser um espaço cultura, onde hoje abriga um museu e é palco para atrações musicais e teatrais. Caminhar pelas muralhas, sentar ao lado dos canhões e apreciar a Baía do Guajará, faz parte de quem passa pelo forte. Saindo da fortaleza emuralhada, caminhamos sentido Casa das Onze Janelas, que estava fechada. O edifício abriga, além do espaço museológico, o ‘Boteco das Onze’ que, apesar do nome, é um dos restaurantes mais qualificados de Belém. Nos arredores é possível conhecer ainda o Jardim de Esculturas, o Navio Corveta e o palco, que se projeta sobre a baía. Um local tranquilo e excelente para desplugar.

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-FORTE-DO-PRESEPIO-PORTA-DE-ENTRADA

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-FORTE-DO-PRESEPIO-PAISAGEM

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-FORTE-DO-PRESEPIO-CANHÃO-BAIA-DO-GUAJARA

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-CASA-DAS-ONZE-JANELAS

A última parada pelo complexo da Feliz Lusitânia foi a Igreja da Sé. Com traços da arquitetura italiana, foi construída no século XVII e possui vários símbolos emblemáticos na sua obra. As telas de artistas famosos da Europa ornamentam os dez altares laterais, além de 28 candelabros de bronze, vitrais religiosos e tudo isso ao som de um belo órgão francês do século XIX, mais um dos tesouro da história da cidade. A catedral é parte importante da maior procissão religiosa do mundo ocidental, o Círio de Nazaré. Daqui sai a imagem de Nazaré em procissão até a Basílica de Nazaré, acompanhada por centenas de milhares de fieis. A festa acontece sempre no segundo domingo de outubro, um lindo movimento que mobiliza toda a população paraense e fieis do mundo inteiro.

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-IGREJA-CATEDRAL-DA-SE

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-IGREJA-CATEDRAL-DA-SE-PARTE-INTERNA

A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré foi nossa última parada do City Tour Cidade Morena. Com seu estilo Neoclássico, onde o mármore cobre boa parte de suas paredes, possui números que impressionam: são 5 naves, 62 m de comprimento, 24 m de largura e 20 m de altura, 2 torres com 42 m de altura, 32 colunas de granito maciço, 54 vitrais, 38 medalhões em mosaico de 1,5 metro de diâmetro, 19 estátuas do mais puro mármore de Carrara, 2 candelabros de bronze (vindos de Milão), 24 lampadários venezianos, 9 sinos eletrônicos e 1 órgão com três teclados e 1.100 tubos. Ufa, não tem como não ficar de boca aberta e cabeça para cima quando entramos na igreja, pois cada detalhe foi muito bem pensado e projetado.

Chegamos ao fim do passeio, um desfile pela história do Pará, a cultura e tradicionalidade. Em meio a todo esse contexto, tivemos em nossa companhia um verdadeiro contador de histórias, o Guia Diogo que deu um show, com seu vasto e rico acervo da cultura paraense.

BELÉM-PARÁ-CITY-TOUR-IGREJA-BASILICA-DE-NAZARE

Serviços

Brazil Amazon Turismo

Passeio: City Tour Cidade Morena
Duração: 3h30 horas
Horário: Tarde
Saídas: Conforme demanda
Dicas: *Ingressos não inclusos – Informamos que este passeio é essencialmente informativo, mas haverá um tempo para as compras. Recomendamos o uso de calçados e roupas confortáveis.
Site: http://www.brazilamazontur.com.br/
Fone: +55 91 3246.7573 / +55 91 98143.5009
E-mail: contato@brazilamazontur.com.br
Instagram: brazilamazontur
Facebook: brazilamazon

Hospedagem em Belém do Pará

Para pesquisar Hotéis, Pousadas e Hostels em Belém indicamos o nosso parceiro Booking.com, que conta com as melhores opções e preços para nossos leitores.

Veja aqui: Hotéis, Pousadas e Hostels em Belém

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!





*

code