Roteiro de 3 dias em Montevidéu | 2º Dia

E ai gostaram do roteiro do 1º dia?! Espero que tenham conseguido fazer todos os pontos turísticos sugeridos nos posts anteriores. Observaram com certeza que a cidade é muito bonita, com uma arquitetura excepcional, povo acolhedor, clima agradável e com boas opções de locais para comer. Pois é, vamos seguir em frente, porque hoje iremos continuar andando por essa encantadora cidade, na hora do almoço vamos pegar um taxi e comer uma boa carne uruguaia no Mercado do Porto, que acham?! Ah, você não conseguiu concluir todos os pontos ontem? Então tente readequar seu roteiro para não deixar nada para trás, pois hoje o dia será mais light.

ROTEIRO DO 2º DIA

(1) Palácio Legislativo

End.: Av. de Las Leyes, s/n
Horário: seg/sex 9h-16h (a entrada é pela Av. General Flores) – Visitas guiadas 10h30 e 15h
Entrada: U$ 3,00
Site:

Grandioso prédio de neoclássica, construído no início do século XX (1908-1925) em homenagem ao centenário da Declaração da Independência Uruguaia (1830). Em 1975 foi elevado a categoria de Monumento Histórico Nacional. A construção foi assinada pelo arquiteto italiano Gaetano Moretti. Nos dias atuais abriga a câmara dos deputados e a câmara dos senadores.

O prédio é dividido em 6 partes, são elas:

  • Vestíbulo de Honra | entrada principal do palácio, em destaque as duas colunas de granito vermelho (maciças) de 6,20m de altura.
  • Salão dos Passos Perdidos | este salão divide simetricamente o palácio, de um lado os deputados e do outro o senado. Em destaque a ata original da Declaração da Independência de 1825.
  • Salão de Festas | aqui são realizados eventos protocolares e eventos. Em destaque o teto folheado a ouro em estilo barroco bizantino.
  • Câmara dos Senadores | composta por 30 senadores e o Presidente do Senado. Em destaque o lindo vitral italiano com formato de sol nascente.
  • Câmara dos Deputados | composta por 99 deputados e presidida por um dos mesmos. Em destaque os móveis em madeiras europeias e o vitral com o emblema nacional.
  • Salão Central da Biblioteca | essa é a segunda maior biblioteca do Uruguai com aproximadamente 250.000 volumes e pela manhã está aberta ao publico em geral. Destaque para o trabalho em madeira assinado por italianos.

Dica: para o próximo destino pegue um taxi (UYU$ 100,00) ou coletivo (UYU$ 10,00) até a parada de Uruguay y Florida. Descendo do coletivo caminhe 7 quadras pela Calle 25 de Mayo até a esquina com a Calle Misiones. Chegando aí você estará ao lado do complexo de casas do Museo Histórico Nacional.

(2) Museo Histórico Nacional – Complexo

End.: Calle 25 de Mayo, 428-434
Horário: seg/sex 11h-17h sab 11h-16h
Entrada: Gratuita
Site:

O local é formado por um conjunto de mansões seculares, são elas:

  • Casa de Rivera – caso do 1º presidente do Uruguai Gen. Fructuoso Rivera
  • Casa de Lavalleja – casa do General Juán Antonio Lavalleja, libertou o Uruguai do Brasil
  • Casa de Garibaldi – pensão de Giuseppe Garibaldi e Anita
  • Casa Montero/Museo Romântico – preserva o estilo romântico do século 19
  • Palácio Taranco – arquitetura e muita arte nesse lugar

Tudo em um só lugar e por esse motivo é bom deixar um espaço de tempo considerável para essa visita.

(3) Plaza Zabala

End.: 1 quadra da Casa Rivera entre as Calles – Zabala x Colon x Sarandi x 25 de Mayo
Horário: 24h todos os dias
Entrada: Gratuita
Site:

Essa pequena e aconchegante praça tem o nome do fundador de Montevideo – Bruno Mauricio de Zabala. Curiosamente, possui um formato oblíquo, distorcendo totalmente do perfeito xadrez das ruas do bairro da Ciudad Vieja. São destaques dessa praça: os jardins com ares parisienses, os trechos de trilhos e portões. Para chegar até o Mercado del Puerto: saindo da Plaza Zabala, caminhe pela Calle Sollis 3 quadras, vire a esquerda na Calle Piedras, na segunda quadro você irá avistar o Mercado.

(4) Mecado Del Puerto

End.:Rambla 25 de Agosto, em frente ao Puerto de Montevideo.
Horário: Todos os dias até as 18h
Entrada: Gratuita
Site: http://www.mercadodelpuerto.com

Esse bonito prédio de arquitetura inglesa foi inaugurado em 1868. Originalmente foi construído para abrigar o Mercado Municipal da cidade de Montevideo e hoje é palco dos melhores restaurante especializados em um excelente “asado” uruguaio. O Mercado del Puerto só funciona para almoço, até as 18h. Os restaurantes localizados do lado de fora do mercado funcionam também para jantar.
Podemos destacar como uma dos melhores do local o El Palenque, que serve bons pratos como lomo e cordero, no entanto um dos mais caros. Um bom filé na casa de UYU$ 380,00 Cordeiro em média UYU$ 260,00 e uma Cerveja Patricia UYU$100,00. Vale muito à pena chegar, comer e curtir o Mercado até a hora de fechar.

(5) Museo Del Carnaval

End.:Rambla 25 de Agosto, ao lado do Mercado del Puerto
Horário: ter-dom 11h as 17h
Entrada: UYU$ 40,00 (terças Gratuita)
Site: http://www.museodelcarnaval.org/

Carnaval para se comparar o do Brasil não existe, mas nem por isso o carnaval no Uruguai é pouco celebrado, eles gostam dessa festa. Maior prova é que fizeram um museo para homenagear o carnaval. Após o almoço curta esse museo, é bem legal.

(6) Escollera Sarandi

End.:Final da Calle Sarandi com a Rambla Francia, ao lado do Terminal Cuenca del Plata (cargas)
Horário: 24h todos os dias
Entrada: Gratuita
Site:

O local é muito freqüentado por pescadores, conhecido aqui no Brasil como “Espigão” ou “Titan” ou “Quebra Mar”. Dizem que a vista do lugar no final de tarde é bem bonita. Aproveite e tire boas fotos.

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

7 comentários

4 abr2015
Anísio Júnior

Brigado pelas informações, Júnior!
Falo de Salvador e pretendoum tour pelo salar em junho deste ano!
Gostaria de saber quanto que é necessário despender num tour de 3 dias como vc fez.
Obrigado!

    9 maio2015

    Anísio,
    Os valores que passei no post foram de 2010.
    Acredito ser interessante pesquisar os preços atuais na internet.

23 mar2015
Nayara

Como a Cristiane, também vou embarcar nessa viagem sozinha.. pretendo já ficar na Bolívia, depois seguir para o Peru! Estou ansiosa e também bate o medo de viajar para um país desconhecido… mas vamos lá! Manda seu relato depois, Cris! Júnior, obrigada pelas dicas.. vou tentar viajar já com este passeio garantido.

19 fev2015
Cristiane

Olá Junior Gomes! Quero lhe fazer uma pergunta que talvez já tenha respondido, mas lá vai! Pretendo fazer este mesmo passeio só que saindo de Santa Cruz de la Sierra, inclusive já até comprei as passagens, vou em maio deste ano, o que você me diz sobre mulheres viajando sozinha para este tipo de aventura? Você consideraria arriscado? Já estive em La Paz em 2013, fui sozinha, cheguei a fazer o Lago Titicaca e Tiwanaku, foi tranquilo. Porém essa me parece mais letrizante…rs Não sei…rs O que você me aconselharia? Desde já agradeço. Seus relatos são ótimos.

    21 fev2015

    Cristiane,
    Tem muita mulher gringa (europeias principalmente) viajando sozinha nesses trecho, mas na boa, é muito difícil vc ficar só, sempre aparece brazucas nessa rota!
    Eu acho tranquilo, alias vivemos em um pais muito perigoso e sempre tomamos precauções em todos os lugares.
    Vai na fé 🙂

27 nov2014
Mariah

Engraçado, na juventude Bolívia para mim praticamente não existia como pais: era algo assim pobre e instável. Hoje tudo mudou. Não digo que Bolívia tenha ficado de repente rica. Mas aparece como um lugar romântico, suave. Que merece e deve ser visitado. Urgentemente. Obrigada pelas informações maravilhosas.

    30 nov2014

    Mariah, escutei isso esses dias também, o capitalismo selvagem está chegando nesse país rustico e as mudanças estão sendo drásticas.

Deixe seu comentário!





*

code