Meu Primeiro Mochilão – Qual Mochila Comprar? (Tamanho)

Lembro como se fosse hoje, quando decidi fazer minha primeira viagem independente e comecei a ler os relatos de várias pessoas no site Mochileiro.com. A cabeça deu um nó no primeiro dia, virei a noite lendo histórias super legais, de pessoas, que como eu, tiveram a coragem um dia de colocar uma mochila nas costas e sair pelo mundo. Bem, não ainda “pelo mundo” como eu gostaria, mas nas férias sempre é sagrado uma boa mochilada, seja pra onde for, o que vale é o espirito de liberdade. Falando em colocar uma mochila nas costas, eita coisinha difícil é escolher a primeira mochila, pois como toda primeira vez na vida, temos que passar batido em algum ponto. Nessa série, vou relatar meus erros e acertos na hora de comprar a minha companheira inseparável de viagem, alias a primeira a gente nunca esquece!

mochilando-no-chile-2009-com-augusto-araujo-598x354

Qual o melhor Tamanho?

Gente, essa é a dúvida mais cruel que todo mochileiro novato vai ter. Você começa a escutar várias pessoas e acaba não conseguindo definir qual o melhor tamanho. Uma dica que sempre dou para quem vai comprar sua primeira mochila, quanto maior, mais coisa você vai querer levar e obviamente mais peso vai carregar. Não venha dizer que vai ser uma pessoa “controlada”, levando somente o necessário, isso é mentira! Ainda mais se você é do sexo feminino. Sempre vai arrumar um cantinho para colocar mais coisas. Minha grande amiga Vanessa Aguilera é um “exemplo” do que não levar em seu mochilão. Ela sempre leva um CORPO com ela! No final sempre fala que vai diminuir na próxima viagem… 🙂

Eu também não sou um bom exemplo pra isso, mas já consegui controlar meus impulsos e venho a cada viagem otimizando a quantidade de coisas na mochila. Bem, voltando ao tamanho da danada… a minha primeira foi uma Curtlo Highlander 35+5L (Brasileira), comprei essa marca por indicação de sites e pelo vendedor da Centauro. Paguei na época (2009) R$ 400,00, meio salgado, mas era o que tinha de melhor loja. Ela é minha companheira até hoje para viagens curtas. Muito confortável e compacta. Na primeira viagem, ela começou com 7kg e terminou com 16kg 🙂 Tinha coisa amarrada nela toda por fora.

mochila-curtlo-highlander

Minha segunda aquisição foi uma Doite Lemaire 75 + 15L (Chilena). Comprei no meu segundo mochilão (2010) por R$ 320,00 (em Santiago) na loja da Doite do Shopping Alto Las Condes. Ela (a Mary Jane) é uma cargueira para viagens longas, por ser grande sempre cabe mais coisas e você leva mais peso! Na ultima viagem pela Europa, ela foi com 12kg e voltou com 22Kg. Gosto muito do tamanho dela, do sistema de ventilação, conforto ao caminhar, mas se fosse comprar hoje, optaria por uma um pouco menor de 60 (mochila)+15L da mochila de “ataque”, que é acoplada com a mochila maior. Essa pequenina é muito útil no dia a dia nas viagens.

mochila-doite-lemaire

Mais Dicas

  • Tamanho = Necessidade de Carga (tempo de viagem)
  • “Vista” a mochila antes de comprar e veja como ela se comporta;
  • Regule as fivelas, atas… assim terá uma dimensão do comportamento dela nas costas;
  • Procure uma mochila que se adeque a sua estrutura física, peso e altura;
  • Coloque algum peso para testar;
  • Mulheres, exitem no mercado mochilas feitas especialmente para vocês, facilitando a utilização.

Como dizem na estrada: “Mochila Boa é Mochila Leve”

No próximo post: Quais os recursos que minha mochila deve ter?

Inté!

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!





*

code