Europa – Alemanha | Museu da DDR: uma viagem a um tempo não muito distante

Esta semana fui ao Museu da antiga DDR (República Democrática da Alemanha), a Alemanha Oriental antes da queda do Muro de Berlim. Lá é possível ver como as pessoas viviam como um todo: que roupas vestiam, onde trabalhavam, como era o sistema de estudo, a vida da mulher, das crianças, como eles viajavam, se locomoviam, era vigiados…

É incrível ver que em um passado não muito distante, há pouco mais de vinte anos, as pessoas viviam como há sessenta anos. Aprendi muitas coisas no museu, como por exemplo a existência de uma companhia aérea na DDR que fazia viagens apenas para outros territórios comunistas e o uso extensivo de poliéster na fabricação das roupas devido a escassez de algodão por lá. Muito legal também foi assistir aos programas televisivos produzidos na DDR.

O museu, apesar de apertado e espacialmente mal projetado, é parada obrigatória para os viajantes que passarem por Berlim: poder tocar e mexer em toda aquela parafernália soviética e entrar no mundo daqueles que estavam separados de nós por apenas blocos de concreto e uma ideologia, vale muitíssimo a pena.

Horário de Funcionamento: Seg-Sex 10am-8pm | Sáb 10am-10pm | Dom 10am-8pm

Entradas: € 6,00 normal |  € 4,00 estudante

Site do Museo: http://www.ddr-museum.de/en/

Exibir mapa ampliado

E você, o que achou desse post? Deixe seu comentário!

Para mais dicas de viagem como essa, siga o Diário de Mochileiro no Twitter:

Roberta Caldas Sobre Roberta Caldas

Roberta Caldas é carioca, formada em Comunicação Social e Empreendedorismo, mas trabalha como jornalista e fotógrafa. Já morou na Itália e nos Estados Unidos e está aprendendo seu sexto idioma. Em 2004 fez seu primeiro mochilão e nunca mais parou, já tendo passado hoje por 27 países. Em 2011 se mudou para Berlim para aprender alemão e fazer um mestrado em Gestão Ambiental. Apaixonada pela estrada, pela natureza e pela história do pensamento, não tem previsão de cair fora da vida de mochileira. Contatos: Twitter Facebook Email Blog 1 Blog 2 Flickr

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!





*

code