Estrada Rota do Sol na Serra Gaúcha

Visitar a Serra Gaúcha é sempre uma boa pedida, ainda mais se você pensar em fazer os passeios de carro. As estradas são boas, bem sinalizadas, sem falar na flexibilidade de parar nos melhores pontos e visitar cidades fora do roteiro turístico. Foi isso que fizemos na nossa última passada pelo RS. Em 2010 estive em Cambará do Sul no inverno, bem gostoso para quem gosta de um friozinho, lindas paisagens e excelente comida, tudo acompanhando de bons preços. Voltei dessa vez com outro foco, mais romântico e menos aventureiro. Queria passar pelos lugares que mais ficaram gravados na memoria e um deles foi a Rota do Sol.

20140427-estrada-rota-do-sol-serra-gaucha (2)

20140427-estrada-rota-do-sol-serra-gaucha (10)

Nosso roteiro pelas terras gaúchas foi definidos pelos queridos anfitriões Mary e Augusto, como contamos no post anterior sobre o Morro da Borrúsia. De lá seguimos para o litoral, almoçamos e pegamos a estrada rumo a Rota do Sol.

20140427-estrada-rota-do-sol-serra-gaucha (3)

A estrada é muito bonita, bem sinalizada, com muitas banquinhas de vendas de frutas, restaurantes, cafés, deixando o viajante com vontade de parar em todos. Cada curva uma foto! Começamos nossa subida da RS 453 via Tainhas até Cambará do Sul. No caminho é possível apreciar os lindos campos da serra, paisagem típica da região. O trecho tem muitas curvas, mas a sinalização é ótima, ficando a cargo do condutor ter prudência no trajeto. Após alguns quilômetros chegamos a grande atração (feita pelo homem) da estrada, os túneis e viadutos construídos na Serra do Pinto. A obra é digna de se tirar o chapéu!

20140427-estrada-rota-do-sol-serra-gaucha (13)

Uma das paradas obrigatórias dessa viagem é a do Túnel da Reversão. O local oferece estacionamento seguro e um lindo mirante. Sem dúvida uma das fotos que vai compor seu álbum nas redes sociais. Se você tem medo de altura, cuidado! O local é bem alto, causando um certo desconforto para os apreciadores da vista. Do mirante é possível ver o traçado da estrada cortando a Serra do Pinto.

20140427-estrada-rota-do-sol-serra-gaucha (6)

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

10 comentários

6 maio2015

Junior estou indo para Salar de Uyuni via Santa Cruz de La Sierra. Já que não tem como fazer reserva de ônibus, será que não vou ter problemas de estar lotado?
Tenho muito medo de passar mal por causa da altitude.
Adorei suas dicas.
Obrigada

    7 maio2015

    Cleia,
    Boa pergunta, é na sorte 🙂
    Passar mal também é uma incógnita, isso depende de pessoa para pessoa…

26 dez2014
Karina

Olá Junior!

Muito boas as suas dicas sobre a Bolívia!
Esrou indo prá lá em Janeiro, vou de Sta. Cruz para Uyuni de ônibus/ trem. Vc pode me ajudar sobre como você achou os horários de ônibus do Terminal Bimodal? Não encontro em lugar algum aqui na internet!
E sobre $$bolivianos, aonde comprar?

Desde já agradeço!
Abraço!
Karina

    21 fev2015

    Karina,
    Os horários tem um link no post e pesos vc copra lá mesmo quando cruzar a fronteira, é fácil!

27 out2014
Fernanda

Olá! A paisagem é realmente maneirísssima, pretendo ir em Fevereiro/2015. Mas esse “medo” da altitude anda me tirando o sono… Depois dos dias vocês melhoraram? O corpo se acostuma mesmo? To muitooo preocupada com isso!

18 set2014
Mariana

Amei os posts sobre a Bolívia!!
Vou pra lá dia 03/10/14 e estou SUUUPER ansiosa!!
Não paro de ler sobre o assunto, realmente não vejo a hora de chegar lá.
Adorei as dicas e acho que já estou, pelo menos psicologicamente, mais preparada para encarar a “querida” altitude.

Um abraço enorme,
Mariana – Rio de Janeiro.

16 jul2014
denis

Estou indo fazer a mesma viagem. Saindo de Santiago de carro até San Pedro e depois o salar de uyuni. Tenho uma duvida. Voces sairam de san pedro e voltaram para san pedro?
Porque eu preciso voltar por san pedro novamente.

    26 jul2014

    Denis,
    Compramos o pacote com ida e volta por San Pedro, mas não voltamos. É possível, a empresa vai te cobrar a volta que é no dia seguinte a sua chegada em Uyuni.

Deixe seu comentário!





*

code