Colônia del Sacramento, Uruguai | Qual o melhor roteiro para 1 dia

Nem sempre é fácil montar um roteiro de viagem, ainda mais quando você já foi para o lugar e gostaria de ficar mais dias. Será que vale mesmo a pena? Essas e outras perguntas começam a confundir a nossa cabeça quando estamos planejando nossa viagem. Não quero aqui dizer que minha opinião é a correta, pode não ser, mas gostaria de passar minha experiência sobre Colônia del Sacramento e colocar em pauta opções conforme sua disponibilidade (de tempo e grana). Por ser uma cidadezinha pequena acreditamos que não tem muito o que fazer, mas tem viu! Foi aí que lancei esse desafio para mim, depois de bater um papo com um casal de amigos que já tinha ficado na cidade durante três dias. Vou dividir esse material em duas postagens, o primeiro com opção de 1 dia e o segundo com 2 dias (ou mais). Então vamos lá!

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (11)

BATE E VOLTA

Em geral esse bate e volta é feito por quem só visita o Uruguai ou viajantes que estão em Buenos Aires. Aconselho somente para quem tem poucos dias de viagem.

Vai de ônibus (saindo de Montevidéu) – acorde cedinho, siga para o Terminal Tres Cruces e escolha o primeiro ônibus saindo para Colônia. A cada 30 min tem uma saída na excelente frota de ônibus do Uruguai, inclusive com wi-fi a bordo. A passagem é baratinha, em torno de UYU$ 275,00 (cada trecho). A viagem dura entre 2h30 a 3h, depende do horário  e da empresa. Fazendo um conta de padeiro, você vai chegar umas 11h em Colônia, tirando o almoço vai sobrar umas 5h livre para conhecer tudo. Se for no verão o dia é mais longo e tem sol até uns 21h, mas não volte tão tarde pois terá que rodar ainda 3h até a capital.

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (10)

Vai de carro (saindo de Montevidéu) – é uma viagem super gostosa. Rodovia de primeira, paga 4 pedágios (2 ida e 2 volta) e dependendo do carro você vai gastar ao todo uns R$ 120,00. Pare ao longo da viagem nas granjas da colônia suiza e aproveite os quitutes da região. Chegando em Colônia deixe seu carro na região central e faça seu roteiro a pé. Depois siga para a região da rambla e plaza de toros. Lembre de não beber, pois você precisa voltar dirigindo para Montevidéu. Se voltar a noite fique tranquilo, a estrada não oferece riscos.

20140515-delicias-colonia-de-sacramento-granja-suiza (1)

Vai de Buquebus (saindo de Buenos Aires) – esse é clássico e o mais caro de todos. A tarifa vai depender do tempo de antecedência da sua comprar, em média (por pessoa) os trechos custam R$ 270,00. Pegue o barco das 10h e retorne no de 20h. A viagem é rapidinha (1h) e ainda é possível fazer algumas compras no free shop da embarcação.

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (9)

Outra pergunta que os leitores fazem: “O bus do City Tour em Colônia é legal?” – Eu não recomendo, acho muita grana para um serviço que deixa a desejar. Com U$ 25,00 por pessoa, tenho certeza que com esse valor é possível contratar um táxi e fazer o mesmo roteiro mais barato. Se preferir alugue uma scooter, eu fiz isso e gostei.

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (5)

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (6)

DE MONTEVIDÉU PARA BUENOS AIRES (COM FULL DAY EM COLÔNIA)

Bus + Buquebus – Essa é uma outra boa opção para os viajantes com pouco tempo. Siga até Colônia de bus, conforme expliquei acima e pegue o Buquebus das 20h. Se você não tem problema com o tempo de navegação (3h), opte pelo barco mais lento, pois é mais barato, caso contrario pague o mais rápido (1h) um pouco mais caro. Deixe sua bagagem no Guarda Volumes do Terminal de Bus ou do Buquebus, a tarifa é justa pelo serviço e você evita desconforto de andar com bagagem o dia todo. Outra opção é negociar uma diária mais barata com o Chelagarto Hostel, deixando sua bagagem e depois tomando um banho para viajar. Em 2010 eu fiz isso e vale mais a pena do que deixar no Guarda Volumes.

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (3)

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (4)

SUGESTÃO DE ROTEIRO – BATE E VOLTA OU FULL DAY

Pegue um mapa em um dos terminais ou central de informações turísticas, siga os pontos e vai bater perna. Dentro do bairro antigo, também conhecido como “Casco Histórico” – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – é possível encontrar vários lugares que contam a história dessa charmosa cidades, tais como:

  • Puerta de la Ciutadela
  • As Muralhas
  • Plaza Mayor
  • Basílica do Santíssimo Sacramento
  • Farol
  • Calle de los suspiros
  • Museus
  • Pier
  • Rambla e Plaza de Toros (fora do centrinho)

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (7)

Lugares para comer:

  • Dentro da região histórica tem vários restaurantes (bem turísticos) com preços mais altos. Como falei, tudo depende do seu perfil. Comi muito bem na Av. General Flores, também com boas opções e preços mais atrativos.
  • O Colonia Shopping é uma alternativa de comidas rápidas ou para comprar algo no Supermercado Ta-Ta

20140519-colonia-del-sacramento-qual-o-melhor-roteiro (2)

No próximo post – click aqui – vou falar as outras opções para quem pretende fazer um roteiro de 2 dias.

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!





*

code