Um falso repórter na Plaza de Toros de SantaMaria, Bogotá

Na organização dessa viagem, fiquei sabendo que em Bogotá e Medellín existiam arenas de touradas e logo veio a vontade de conhecer esses lugares. Sei que muita gente é contra, não curte (eu respeito) esse tipo de espetáculo, mas desde criança tinha muita curiosidade em assistir um desses encontros entre Touros e Toureiros. Infelizmente a semana de eventos seria no final do mês (jan/11) da minha visita à Bogotá, o jeito foi se contentar em pelo menos conhecer a Plaza de Toros.

SOBRE A PLAZA DE TOROS

A Plaza de Toros fica localizada no bairro de San Diego, na zona mais conhecida como Centro Internacional. A região é bem legal, oferece bons atrativos para os turistas e locais. Vizinha a Plaza fica um dos bons parques da cidade, o Parque de la Independencia e o Planetário Distrital (bem fraquinho pro meu gosto!).

Colômbia - Bogotá | Plaza de Toros SantaMaria | Fachada

Foi a primeira construção em cimento armado de Bogotá, construída em 1931, tem capacidade para 14.500 pessoas sentadas e sua linda fachada foi assinada pelo arquiteto espanhol Santiago de la Mora. Hoje a arena é tombada pelo estado e representa um dos Monumentos Nacionais da Colômbia.

Colômbia - Bogotá | Plaza de Toros SantaMaria | Fachada

Em 22 de junho de 2012, o governo distrital (prefeito) de Bogotá, Gustavo Petro, decretou proibidas as touradas na Plaza SantaMaria, transformando o local em um espaço cultural que será administrado pelo Instituto Distrital de Artes. Palavras do diretor: Santiago Trujillo, director del Instituto Distrital de Artes (IDEARTES), dijo que “La Plaza se abrirá como un espacio emblemático de la ciudad que pone en escena, no la muerte sino la vida y en ese sentido el arte, la actividad física y el deporte, se vuelven oportunidades maravillosas para poderle dar una nueva vocación a este espacio de la ciudad”. O local que era conhecido pela MORTE, agora é conhecido como “El Tiempo de la Vida”

Colômbia - Bogotá | Plaza de Toros SantaMaria | Monumento Toureiro

CONHECENDO A PLAZA DE TOROS

Nesse dia decidi caminhar sozinho pela cidade, com mapa na mão, garrafinha de água, mochila nas costas e de cara pro vento. Desci até a Carreira 7, uma das mais movimentadas e conhecidas avenidas de Bogotá sentido Parque de La 93, meu destino final. Pra quem não conhece Bogotá, as ruas e avenidas são numeradas, logo se eu estava na Calle 11 (esquina com Plaza Bolívar) e “gostaria” de caminhar até a Calle 93, teria que percorrer 82 quadras. Só eu mesmo! Obvio que não consegui, fui a pé pela Carrera 7 até a Calle 43. Nesse percurso passei por vários pontos legais, que depois vou contar por aqui, mas o ponto máximo desse dia era a Plaza de Toros Santamaria.

Colômbia - Bogotá | Plaza de Toros SantaMaria | Vista Externa

Cheguei no local e estava fechado. E agora, voltar outro dia? Não tinha mais tempo… Caminhei ao redor da plaza e vi uma senhora em um dos portões chamando por alguém na parte de dentro. Como todo bom brasileiro, fui lá como quem não quer nada e puxei assunto. Ela disse que o local estava fechado para visitas, mas que um grupo de funcionários trabalhava permanentemente. O portão abre e um senhor de meia idade (segurança), atende a senhora e pergunta o que eu quero. Nessa hora tive que pensar muito rápido, se digo que sou turista ele não vai deixar eu entrar… ah, vou jogar um “verde” no coroa. Com a maquina fotográfica em uma das mãos e na outra um cartão do Blog, disse na cara grande: “Senhor, sou fotografo e repórter no Brasil. Estou em Bogotá para escrever sobre os principais pontos turísticos da cidade e gostaria de conhecer a Plaza” O velho olhou pra mim e disse que estava fechado e tals… eu não aceitei e joguei outra: “Preciso só de 5 minutos para sacar algumas fotos e se quiser o Sr. pode me acompanhar”. Fiquei ali argumentando por mais tempo e deixou eu entrar. Sabe aquele momento que você consegue “rir por dentro”, consegui driblar o segurança (rs!).

Em resumo, ele não me acompanhou, saque muitas fotos, fui na área administrativa, tomei cafezinho colombiano e ainda troquei ideia com os funcionários. Após quase um hora saí de lá com o dever cumprido e mais uma história pra contar.

Colômbia - Bogotá | Plaza de Toros SantaMaria | Arena

Colômbia - Bogotá | Plaza de Toros SantaMaria | Arena

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!





*

code