Subindo o Cerro Monserrate em Bogotá

Que Bogotá já se tornou um dos novos pontos turísticos de brasileiros, isso não é mais novidade. Passar uns dias por essa linda cidade é uma experiência muito agradável e cheia de cultura. Um dos passeios mais legais que fizemos por lá, foi subir o Cerro Monserrate. Logo na chegada nos deparamos com seus 3.152 mts de altura, que podem ser visto ao longo de toda a cidade. Na fundação de Bogotá, o Monserrate foi utilizado como referencia geográfica para o traçado das ruas e avenidas da cidade. Quando estiver por lá, observe exatamente isso, principalmente se andar pela Carrera 7, o Cerro vai sempre caminhar junto com você do seu lado direto.

Colômbia - Bogotá - Cerro Monserrate

Vamos entender melhor um pouco da cultura desse lugar… No século 17 o Rei Don Juan de Borja, ordenou a construção de um templo para a Virgem Morena de Monserrate, cujo santuário é localizado em Barcelona, Espanha. Don Pedro Solis foi o responsável por essa obra prima, que teve sua conclusão em 1657. Com mais de quatro séculos, o cerro é palco de muita fé dos peregrinos e turistas que visitam todos os dias o Santuário do “El Señor Caido”.

COMO CHEGAR

Ficamos hospedados no bairro La Candelaria, bem próximo do Cerro, por isso foi fácil chegar até o local. Conciliamos a visita pela região central e logo depois pegamos um táxi na Carrera 7 esquina com Calle Las Aguas (COP$ 6.000) até as bilheterias. Também é possível ir a pé desde o centro, em uma caminhada de uns 30min. Só cuidado quando for passar próximo ao Parque de Los Periodistas na Av Jiménez (Las Aguas), pois no local existem muito pedintes, drogados e mendigos. No mais é tranquilo. Fizemos o nosso passeio no período da tarde, tinha um pouco de fila, mas nada fora do normal.

COMO SUBIR/DESCER

Existem 3 formas de subir até o topo do Cerro. A primeira é de teleférico, a segunda de funicular e a terceira a pé. As duas primeiras são as “normais” vamos dizer assim, no entanto subir a pé é uma emoção a parte e recomendo para quem tem tempo, disposição e pretende curtir uma de peregrino, passando pela 14 estações da viacrucis.

Outra coisa importante antes de subir. Procure levar uma roupa (casaco, jaqueta…) mais adequada para o frio e o vento, pois lá em cima o tempo muda muito fácil.

Colômbia - Bogotá - Cerro Monserrate

Nos formatos modernos e cômodos (Teleférico e Funicular), compre os tickets e siga na fila para umas das opções. Na subida o nosso grupo se dividiu, eu fui com o pessoal do teleférico. Siga a fila, entre no teleférico, aprecie a vista e em 5 min você chega ao topo do Cerro Monserrate. Na volta desci de funicular e gostei muito.

Colômbia - Bogotá - Cerro Monserrate - Teleférico

Dica para quem vai subir de teleférico: procure ficar do lado esquerdo (aposto a entrada) e de preferencia na parte de trás, assim você vai conseguir boas fotos de Bogotá.

Colômbia - Bogotá - Cerro Monserrate - Funicular

Colômbia - Bogotá - Cerro Monserrate - Funicular

Colômbia - Bogotá - Cerro Monserrate - Funicular

TARIFAS E HORÁRIOS

No site oficial tem todas as informações no detalhe. Achei melhor fazer um print da tela em vez de escrever as tarifas e horários. Caso queira entrar no site direto é só clicar na foto.

Site Oficial do Cerro Monserrate – http://www.cerromonserrate.com/

tarifas-horarios-monteserrate

CURIOSIDADE

O Cerro Monserrate também é palco de um dos mais radicais Downhill’s do mundo, chamado Devotos de Monserrate organizado pela Red Bull. O evento acontece sempre em maio, mobiliza Bogotá e tem a participação de feras mundiais do esporte. Veja o vídeo do campeão desse ano Filip Polc.

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

4 comentários

6 abr2016
Turistar

Quero deixar uma dica para os mochileiros de plantão. O site http://www.plataforma10.com.br vende passagens rodoviárias para a América Latina e Brasil. Dá para viajar pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru por lá. Boa viagem!

28 out2014
Sueli Stutz Pereira

Que sonho!

30 jul2014
Karolinne

Olá! Gostei muito do blog, Parabéns! Irei a Montevidéu em outubro e tenho 6 noites. Pensei em ficar as três primeiras em Montevidéu, as outras duas em colônia del sacramento, tirando um dia para fazer um “bate e volta” para buenos Aires, como ja conheço, apenas mataria a saudade de algum lugar, almoçaria em um lugar bacana, passeava e retornaria para dormir em colônia. Acha q fica cansativo? Os mesmo horários q tem pra ir de buenos Aires para colônia tem no sentindo inverso (colônia-buenos)? E a outra diária voltamos pra mais uma noite em Montevidéu. O que achou?

Deixe seu comentário!





*

code