Colômbia – Bogotá | 3 dias sem mochila por causa da TAM

Embora esse caso tenha acontecido ano passado, gostaria de compartilhar com vocês o desconforto que vivi no primeiro dia das minhas férias, que por muito pouco não acabou com 6 meses de planejamento dessa viagem. Leiam, tirem suas conclusões e use esse espaço para compartilhar alguma experiência semelhante. Uma coisa é certa nisso tudo, são nessas roubadas que aprendemos a lidar com imprevistos.

AVIÃO LOTADO E SEM ENTRETENIMENTO

Em janeiro de 2011 iniciei meu mochilão (Colômbia, Caribe, Equador e Peru) pela linda cidade de Bogotá. Embarquei em São Paulo (GRU) pela TAM em um Airbus A320 (pequeno e apertado), com duração de aproximadamente 5h30. A TAM tinha começado a atuar nessa rota recentemente, lançou promoção e tudo mais no mesmo período. Resultado… voo lotado! Por se tratar de um voo longo e internacional, pensei que a TAM iria colocar na rota um avião maior, com entretenimento a bordo e tals. Pura ilusão!

O serviço de bordo foi legal, com almoço, um vinhozinho e depois um lanche. Entre apertos dos bancos e o choro desesperado de duas crianças, consegui chegar bem (tirando a ansiedade) em Bogotá.

DESEMBARCANDO SEM BAGAGEM

Após quase 45min na fila da imigração, a ansiedade foi passando e segui caminhando pelos corredores do aeroporto com grandes letreiros coloridos me desejando coisas boas – “Bem Vindo a Colômbia” (Era um sinal?!). Não demorou muito pra descobrir que o “perigo” colombiano era brasileiro e se chamava TAM. Fiquei aguardando a  “Mary Jane” (minha mochila) na esteira e nada dela chegar. Éramos 5 brasileiros sem bagagem, um absurdo! Corri em busca de ajuda e encontrei um funcionário despreparado que só falava espanhol. Como assim, só fala espanhol e atende passageiros vindos do Brasil?! Pois é… a tranquilidade do colaborador da TAM era surreal, pra ele mais nosso caso era só mais um número na estatística de bagagens extraviadas vindas do Brasil. Nesse momento fiquei sabendo que na mesma semana outros passageiros tiveram o mesmo problema.

Começar uma viagem de 30 dias sem minha mochila foi complicado e mais ainda não ter explicações concretas da companhia de sobre o problema. Sai dali com um papel e um fone para ligar no dia seguinte. A TAM só opera um voo diário para Bogotá, assim não teria outra alternativa a não ser aguardar o próximo voo.

No dia seguinte tentei ligar por várias vezes no fone sinalizado no papel e não tive sucesso. Comecei então uma via crucis pelas santas redes sociais (Facebook e Twitter). Em menos de 30 minutos que comecei a twittar loucamente, tive um retorno da empresa informando: “Sr. estamos analisando o seu caso” e até hoje aguardo essa analise. Só tive esse contato e nada mais. O jeito foi aguardar a abertura do guichê de atendimento no Eldorado.

MOMENTO DE REVOLTA

Chegando no aeroporto fui no local do guichê e estava fechado. Segui para a central de informações e fui informado que os funcionários estavam na sala de desembarque recebendo os passageiros do voo que havia chegado. Fui até lá e os policiais não liberaram o acesso. Já com quase 2h de espera, avistei uma criatura com o uniforme da TAM. Não pensei duas vezes, segurei o rapaz pelo braço (como quem diz: “Daqui você não sai!”) e derramei toda a raiva no pobre coitado falando meu “Lindo” espanhol. Ele, assustado, disse que era brasileiro e que eu podia falar em português com ele. Imaginem o que eu falei em bom português! Em resumo, o cara era o gerente responsável pela TAM na Colômbia. Minutos depois fui informado que minha mochila só chegaria no dia seguinte. “P” da vida perguntei qual o procedimento de reembolso naquele caso, visto que até o momento não tinha sido informado pela empresa como ela iria proceder. O gerente repassou as informações e processo de reembolso. Aí foi tarde, eu já tinha me ferrado! Gastei,  não guardei recibos/notas, então nada de reembolso.

Naquele dia estava chovendo muito em Bogotá, fazendo um frio desgraçado e eu com uma jaqueta leva. Voltei pro hostel no táxi contratado pela TAM e no dia seguinte recebi minha mochila no hostel por volta das 17h. Foram 3 dias com a mesma roupa, as minhas fotos não deixam mentir! Como dizem aqui no Ceará: “toda desgraça pra corno é pouca”.

O que aprendi com tudo isso:

  • Ter na bagagem de mão uma muda de roupa;
  • Saber o endereço, fone, email… da embaixada do Brasil no país que você vai visitar. Nesses casos eles podem te ajudar;
  • Guarde todos os comprovantes de tudo que for gasto por conta do extravio de sua bagagem, inclusive os recibos de táxi utilizados para comprar as coisas;
  • Peça por escrito o valor que você pode gastar por conta do reembolso;
  • Use o twitter, facebook e coloque a boca no trombone. Na pior das hipóteses o povo fica sabendo do problema;
  • Verifique se seu seguro de viagem e/ou cartão de crédito cobrem extravio de bagagens. Se sim, acione o mais rápido possível;
  • Se quiser ir em frente com o caso, chegando do Brasil coloque o problema na mão de um advogado. Guarde tudo que possa servir de prova, isso vai ajudar no processo. Sabemos que pode demorar, mas nesses casos a justiça tem sido a favor do passageiro.

E você, o que achou desse post? Deixe seu comentário!

Para mais dicas de viagem como essa, siga o Diário de Mochileiro no Twitter:

Júnior  Gomes Sobre Júnior Gomes

Júnior Gomes é analista de planejamento (Contact Center) e estudante de ADS. Mochileiro de plantão, curioso por internet, mídias sociais e pela área de turismo. Adora viajar (gastando pouco!), conhecer pessoas e culturas diferentes. Sua nova descoberta é a fotografia e sonha com um ano sabático. Contatos: Twitter Facebook Email

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

35 comentários

22 jun2016
Rayane

Boa noite estou indo a Fortaleza pela primeira vez, mas gostaria de economizar nos transportes.
Qual condução (ônibus) pego do Aerorporto Fortaleza para Aquiraz vou ao beach park, depois de Aquiraz para Cumbuco onde ficarei hospedada. Obrigada!

    4 jul2016

    Rayane,
    A opção mais barata é a seguinte:
    1. Bus Aeroporto x Terminal Parangaba
    2. Terminal Parangaba x Terminal Messejana
    3. Terminal Messejana x Bus para a Av. Washington Soares, na altura do Shopping Via Sul
    4. Pega um transporte alternativo para o Beach Park

    Outra opção é transfer, custa R$ 150,00 ida e volta

22 jun2016
Rayane

Boa noite estou indo a Fortaleza pela primeira vez, mas gostaria de economizar nos transportes.
Qual condução pelo do aerorporto para Aquiraz vou ao beach park, depois de Aquiraz para Cumbuco onde ficarei hospedada. Obrigada!

11 jun2016
Mariza

Bom dia Junior, tudo bem?
Estou indo para Fortaleza agora no dia 23-06 meu voo chega na madrugada e gostaria de saber como faço para pegar esse ônibus 064-Corujao do aeroporto até a rodoviária.
Outra dúvida que gostaria é tirar é se você sabe ou se existe algum canal onde eu possa consultar os horários dos ônibus e topic com saída para Aracati?
Desde já, obrigado pela atenção! =)

9 maio2016
Simone

Quero ir do aeroporto de Fortaleza para caucaia de ônibus. .como faço?

25 jan2016
Tamiris

Junior.
Boa tarde adorei o post, estou indo pra fortaleza agora essa semaba e vou ficar no sesc iparana, como faco pra ir de onibus do aeroporto ate la,somente onibus.

    14 fev2016

    Tamiris,
    Você precisa pegar um ônibus para o terminal do Antonio Bezerra, de lá pode seguir de táxi ou pegar outro ônibus para Caucaia que faz o trecho de Iparana.

4 out2015
francine

Boa tarde, gostaria de saber se consigo ir de onibus do Aeroporto Pinto Martins até Sesc Iparana, qual opçoes de linha de onibus. Desde já agradeço

    11 out2015

    Francine,
    Você terá que pega um ônibus para o Terminal da Lagoa e depois para o Terminal Antonio Bezerra. De lá terá que pegar um táxi ou seguir de ônibus até próximo a ponte do Rio Ceará, de lá pega um táxi. Nesse link explica como você chegar: https://goo.gl/maps/tJVppSSRRE62
    Outra opção é ligar para o SESC (85) 0800 275 5250

16 jul2015
Ice

Olá !!! Sou de Porto Alegre , primeira vez em fortaleza , sou professor de educação física , e curto andar de bus , chega as 17h … Tem ônibus dai direto para Iracema ? Pego um taxi ? Um grande abraço .

    18 jul2015

    Ice,
    Seguem as linhas que passam pela Praia de Iracema ou próximo
    950-Aeroporto/Zona Hoteleira – direto
    066-Parangaba/Papicu/Aeroporto | 027-Siqueira/Papicu/Aeroporto – vai até o terminal do Papicu e de lá pega outro para a Praia de Iracema. Consulte no terminal.

20 jun2015
Vanessa Ferreira

Oiii, estou indo pra fortaleza mês que vem.. Chego no aeroporto as 15:00, pelo post vi que pegando ônibus eu iria economizar bem e fico feliz por isso.. Mais o táxi sairia quanto mais ou menos até a rodoviaria ? Obrigada

15 jun2015
Ricardo

Pessoal,

Como tenho ido para as praias Jericoacoara e Cumbuco… Aí vai

Para Jeri: tem saídas direto do aeroporto com ônibus VIP(75,00) e Convencional (56,00). Incluindo o transfer de Jijoca até Jeri.

Para Cumbuco: basta acessar o site da empresa vitória q vc vê o trajeto. Lembrando q tem um ônibus direto com ar da av. Beira Mar de Fortaleza até Cumbuco todos os dias (6,00).

Vlw.

13 maio2015
Silvia Cristina

Olá sou de São paulo estarei indo p fortaleza agora sexta dia 15/05 as 7 da manhã É chegarei lá p 11 mais ou menos e vou para a Av Miguel dias tem onibus p la? E estes taxis que falam são miito caros? Pois vou p uma audição com meu filho e nunca fui a fortaleza nem sei como fz chegando ai.. você pode me ajudar?

    14 maio2015

    Silvia,
    Pegue um táxi comum no aeroporto, pois andar de ônibus a primeira vez é mais complicado. Vai que você se perde e não consegue chegar a tempo na audiência. Na volta pode pegar um bus tranquilo.

21 abr2015
ANTONIO CARLOS VICARI

FOI OTIMO AS DICAS PRA GENTE ECONOMIZAR -PRA SAIR DE ONIBOS – E IR PRO TERMINAL RODOVIARIO- DE ONIBOS E SEMPRE MAIS EM CONTA -VALEU A DICA PARABENS

14 mar2015

parabens pelas dicas junior.
gostaria de saber como faço para ir do aeporto para sebrae na monsenhor tabosa,o hotel que ficarei fica perto do sebrae,chegarei no domingo.

    15 mar2015

    Sergio,
    Tem uma linha chamada Aguanambi que vai desde o Terminal Rodoviário até o começo da Rua Monsenhor Tabosa, onde fica o Sebrae (distante umas 8 quadras). Não sei te informar qual o ônibus que passa pela rua até lá. No site da prefeitura é possível conseguir essa informação: http://www.fortaleza.ce.gov.br/etufor

11 mar2015
tales

Ola, alguém sabe se há ônibus do terminal antonio bezerra para o aeroporto, se tem qual é? Obrigado.

24 fev2015
Amanda

Boa tarde Junior. Estou indo para fortaleza amanhã e vou chegar a noite,por volta de 23h e gostaria da sua ajuda.Qual ônibus no aeroporto posso pegar para rua Dom Joaquim,pousada Beleza tropical. Se puder responder por email. Desde já agradeço.

    24 fev2015

    Amanda,
    O melhor mesmo é vc entrar em contato com a Pousada, eles podem te ajudar de forma mais pontual e rápida.
    Nesse horário acho difícil a locomoção de ônibus e não é seguro!

14 dez2014
danielle

bom dia por favor mim ,diz qual o onubus e o peercurso que devo fazer do aeroporto ate a RUA JOSE DE ALENCAR 150. PRAIA DE IPARANA , NO HOTEL DO SESC , POR FAVOR MANDA A RESPOSTA PRO MEU EMAIL

30 out2014
Helen

Boa tarde Junior , adorei seu site mas preciso de uma ajuda .
Vou para fortaleza em janeiro , até então meu trajeto é vou chegar em fortaleza de tarde e pretendo pegar um onibus para um hotel /pousada essa é a questão tem algum para indicar a custo baixo mas agradável pois vou em lua de mel , maaas o foco não é fortaleza e sim Jericoacoara que vou no dia seguinte . ?

    4 nov2014

    Helen,
    Infelizmente bus só normal. O que vc poderia era contratar um táxi ou transfer, não sai tão caro!
    Para Jeri existem ônibus normais e empresas de turismo que fazem esse trecho.

20 out2014
Josie

Gente, adorei isso… Irei a Fortaleza pela primeira vez dia 24 de outubro de 2014, meu desembarque será as 13:30 no aeroporto, estava bem apreensiva.,mas com tanta dica já estou mais tranquila. Vou de ônibus mesmo, vai ficar bem mais barato e ai eu posso gastar o dinheiro com outras. Também desisti de ficar em hotel, vou ficar em hostel mesmo tem alguma dica? algo que fique perto da feirinha? Abraços

    29 out2014

    Josie,
    Pertinho da feirinha não conheço, mas veja o HI Hostel de Fortaleza, ele fica bem localizado.

14 out2014
Guilherme Arruda

Fala Junior!!!
Tudo bem? Cara, estou dando uma olhada no seu site, muito bom por sinal, e fiquei com uma dúvida. Há alguma facilidade como cartão para turistas nas linhas de ônibus?
Ficarei 3 dias e meio em Fortaleza com minha namorada, e minha ideia esta sendo passar o dia de sexta inteiro dando um role pelo centro conhecendo os pontos turísticos(estou até pensando em usar aquele mapinha seu) e no sábado fazer aquela viagem de 3 praias num dia(me recomenda?o que fazer por lá?) e depois passar o domingo pelos lados da praia do futuro e a noite no dragão do mar. E na segunda meu último dia(que é meio na verdade) ficar na praia de Iracema. O que acha? Eu sou membro do couchsurfing, você faz parte? Talvez um dia em algum rolê com a gente? Vamos nesse fim de semana agora 17-20 de Outubro. Espero que ainda esteja antenado no site, e possa me ajudar 🙂
forte abraço meu querido!!!
Guilherme Arruda

    29 out2014

    Guilherme,
    * Desconheço a existência de cartão para descontos de turista
    * O passeios de 3 praias é legal. Pode contratar na beira mar em frente ao Clube Náutico
    * Faço parte do Couch e a cominudade de Fortaleza é bem ativa. Esto morando no Chile, infelizmente não vou conseguir te ajudar nesse rolê!

Deixe seu comentário!





*

code