Bolívia – Expedição Salar de Uyuni | 3º Dia – Cemitério de Trens em Uyuni

Estamos chegando quase no final da nossa trip pelo Salar de Uyuni. No post passado – Bolívia – Expedição Salar de Uyuni | 3º Dia – Extração de Sal (Salinas) e Pueblo de Colchaní – visitamos as Salinas e o Pueblo de Colchani.  Nas salinas aprendemos sobre a história do salar, suas riquezas e a exploração. Depois conhecemos um pouco da cultura local em Colchani, compramos artesanatos e seguimos viagem para a cidade de Uyuni. Nesse 11º post da série iremos falar sobre o Cemitério de Trens de Uyuni, um local também cheio de histórias, acompanhe…

CEMITÉRIO DE TRENS

No início do século passado, a Bolívia investiu pesado na exportação de minérios. Para escoar essa produção, foi construída uma grande malha ferroviária que tinha como ponto principal a região de Potosí, departamento (estado) que a cidade de Uyuni faz parte. Infelizmente na década de 40, o grande comboio começou a parar devido a crise na área de mineração, ficando de lembrança somente restos enferrujados das poderosas maquinas.

O governo pensou em fazer um grande museo de trens na região, mas o tempo foi passado e nada saiu do papel. Hoje o local está abandonado, cheio de maquinas enferrujadas no meio do nada. Aí você pergunta – “O que eu vou fazer num lugar desses? Vale a pena conhecer?” –  Sim, claro que sim. Primeiro pela história, segundo por fazer parte do conjunto dessa viagem e terceiro pelas fotos!

Para chegar até o  local é super fácil. Se sua expedição saí de Uyuni, o cemitério será sua primeira parada. Se sair do Atacama o cemitério de trens será sua última parada antes de chegar na cidade de Uyuni. No nosso caso fomos até a cidade e voltamos na parte da tarde. Também é possível fazer o passeio contratando um táxi na cidade por uns U$ 5,00 (ida e volta). Vá preparado com água, protetor solar e uma maquina fotográfica. Tenho certeza que você vai sacar boas e interessantes fotos.

No próximo post finalizaremos essa viagem falando da cidade de Uyuni. Fiquem ligados!

TODOS OS POSTS DA SÉRIE- EXPERDIÇÃO SALAR DE UYUNI

INTRODUÇÃO

BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | DICAS

1º DIA

BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 1º DIA
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 1ª NOITE
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | SOROCHE O MAL DA ALTITUDE

2º DIA

BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 2º DIA
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 2ª NOITE

3º DIA

BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – O DESERTO DE SAL
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – ISLA DEL PESCADO
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – HOTEL DE SAL PLAYA BLANCA
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – EXTRAÇÃO DE SAL (SALINAS) E PUEBLO DE COLCHANÍ
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – CEMITÉRIO DE TRENS EM UYUNI
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – CIDADE DE UYUNI

E você, o que achou desse post? Deixe seu comentário!

Para mais dicas de viagem como essa, siga o Diário de Mochileiro no Twitter:

Júnior  Gomes Sobre Júnior Gomes

Júnior Gomes é analista de planejamento (Contact Center) e estudante de ADS. Mochileiro de plantão, curioso por internet, mídias sociais e pela área de turismo. Adora viajar (gastando pouco!), conhecer pessoas e culturas diferentes. Sua nova descoberta é a fotografia e sonha
com um ano sabático. Contatos: Twitter Facebook Email

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

10 comentários

6 maio2015

Junior estou indo para Salar de Uyuni via Santa Cruz de La Sierra. Já que não tem como fazer reserva de ônibus, será que não vou ter problemas de estar lotado?
Tenho muito medo de passar mal por causa da altitude.
Adorei suas dicas.
Obrigada

    7 maio2015

    Cleia,
    Boa pergunta, é na sorte 🙂
    Passar mal também é uma incógnita, isso depende de pessoa para pessoa…

26 dez2014
Karina

Olá Junior!

Muito boas as suas dicas sobre a Bolívia!
Esrou indo prá lá em Janeiro, vou de Sta. Cruz para Uyuni de ônibus/ trem. Vc pode me ajudar sobre como você achou os horários de ônibus do Terminal Bimodal? Não encontro em lugar algum aqui na internet!
E sobre $$bolivianos, aonde comprar?

Desde já agradeço!
Abraço!
Karina

    21 fev2015

    Karina,
    Os horários tem um link no post e pesos vc copra lá mesmo quando cruzar a fronteira, é fácil!

27 out2014
Fernanda

Olá! A paisagem é realmente maneirísssima, pretendo ir em Fevereiro/2015. Mas esse “medo” da altitude anda me tirando o sono… Depois dos dias vocês melhoraram? O corpo se acostuma mesmo? To muitooo preocupada com isso!

18 set2014
Mariana

Amei os posts sobre a Bolívia!!
Vou pra lá dia 03/10/14 e estou SUUUPER ansiosa!!
Não paro de ler sobre o assunto, realmente não vejo a hora de chegar lá.
Adorei as dicas e acho que já estou, pelo menos psicologicamente, mais preparada para encarar a “querida” altitude.

Um abraço enorme,
Mariana – Rio de Janeiro.

16 jul2014
denis

Estou indo fazer a mesma viagem. Saindo de Santiago de carro até San Pedro e depois o salar de uyuni. Tenho uma duvida. Voces sairam de san pedro e voltaram para san pedro?
Porque eu preciso voltar por san pedro novamente.

    26 jul2014

    Denis,
    Compramos o pacote com ida e volta por San Pedro, mas não voltamos. É possível, a empresa vai te cobrar a volta que é no dia seguinte a sua chegada em Uyuni.

Deixe seu comentário!





*

code