Bolívia – Expedição Salar de Uyuni | 3º Dia – Cemitério de Trens em Uyuni

Estamos chegando quase no final da nossa trip pelo Salar de Uyuni. No post passado – Bolívia – Expedição Salar de Uyuni | 3º Dia – Extração de Sal (Salinas) e Pueblo de Colchaní – visitamos as Salinas e o Pueblo de Colchani.  Nas salinas aprendemos sobre a história do salar, suas riquezas e a exploração. Depois conhecemos um pouco da cultura local em Colchani, compramos artesanatos e seguimos viagem para a cidade de Uyuni. Nesse 11º post da série iremos falar sobre o Cemitério de Trens de Uyuni, um local também cheio de histórias, acompanhe…

CEMITÉRIO DE TRENS

No início do século passado, a Bolívia investiu pesado na exportação de minérios. Para escoar essa produção, foi construída uma grande malha ferroviária que tinha como ponto principal a região de Potosí, departamento (estado) que a cidade de Uyuni faz parte. Infelizmente na década de 40, o grande comboio começou a parar devido a crise na área de mineração, ficando de lembrança somente restos enferrujados das poderosas maquinas.

O governo pensou em fazer um grande museo de trens na região, mas o tempo foi passado e nada saiu do papel. Hoje o local está abandonado, cheio de maquinas enferrujadas no meio do nada. Aí você pergunta – “O que eu vou fazer num lugar desses? Vale a pena conhecer?” –  Sim, claro que sim. Primeiro pela história, segundo por fazer parte do conjunto dessa viagem e terceiro pelas fotos!

Para chegar até o  local é super fácil. Se sua expedição saí de Uyuni, o cemitério será sua primeira parada. Se sair do Atacama o cemitério de trens será sua última parada antes de chegar na cidade de Uyuni. No nosso caso fomos até a cidade e voltamos na parte da tarde. Também é possível fazer o passeio contratando um táxi na cidade por uns U$ 5,00 (ida e volta). Vá preparado com água, protetor solar e uma maquina fotográfica. Tenho certeza que você vai sacar boas e interessantes fotos.

No próximo post finalizaremos essa viagem falando da cidade de Uyuni. Fiquem ligados!

TODOS OS POSTS DA SÉRIE- EXPERDIÇÃO SALAR DE UYUNI

INTRODUÇÃO

BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | DICAS

1º DIA

BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 1º DIA
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 1ª NOITE
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | SOROCHE O MAL DA ALTITUDE

2º DIA

BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 2º DIA
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 2ª NOITE

3º DIA

BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – O DESERTO DE SAL
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – ISLA DEL PESCADO
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – HOTEL DE SAL PLAYA BLANCA
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – EXTRAÇÃO DE SAL (SALINAS) E PUEBLO DE COLCHANÍ
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – CEMITÉRIO DE TRENS EM UYUNI
BOLÍVIA – EXPEDIÇÃO SALAR DE UYUNI | 3º DIA – CIDADE DE UYUNI

E você, o que achou desse post? Deixe seu comentário!

Para mais dicas de viagem como essa, siga o Diário de Mochileiro no Twitter:

Júnior  Gomes Sobre Júnior Gomes

Júnior Gomes é analista de planejamento (Contact Center) e estudante de ADS. Mochileiro de plantão, curioso por internet, mídias sociais e pela área de turismo. Adora viajar (gastando pouco!), conhecer pessoas e culturas diferentes. Sua nova descoberta é a fotografia e sonha
com um ano sabático. Contatos: Twitter Facebook Email

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

20 comentários

1 ago2015
Fabricio

Muito obrigado , pelas dicas! Espero que tenho gostado de Porto Alegre.

24 jul2015
Fabricio

Junior, boa noite

ótimo seu relato , muito esclarecedor,farei essa viagem em Outubro/15. Tenho algumas dúvidas ainda
Como faço para converter o Peso em real ? para saber o quanto estou gastando em R$.Aonde tu fez o câmbio aí no chui e quanto mais ou menos trocou antes de chegar a Mvd? Valeuuuu

18 jun2015
Rafael Gois

Junior, boa noite.
Grande relato !

Resumidamente, quais os valores individuais das passagens:
Porto Alegre X Chui?
Chui X Montevidéu?
Sabe dizer os tempos de viagem?

Existe uma passagem aérea por 800 reais ida e volta?
O que vc acha que vale mais a pena?

9 maio2015
Rodrigo Guarisa

Prezado Junior Boa noite coloquei uma msg pra vc no face, sou do Rio estou pretendo ir para Mvd, a passagem esta por 800, gostaria de conhecer Porto Alegre, tenho 7 dias pra fazer esta viagem esses dias seriam suficientes, para conhecer boa parte dessas cidades

    10 maio2015

    Rodrigo,
    Sim, é tranquilo. Com esse tempo pode fazer Montevidéu, Colônia e Punta del Este.

9 maio2015
Luciano

Vcs viajaram em que época do ano?
Agora em julho como ficam as temperaturas por lá?

6 maio2015
Ana karolina

Oi! Muito legal a sua explicação de como chegar no destino .
Iria fazer essa viagem mês que vem e gostaria de saber quanto levar ou trocar o real , quais são as maneiras mais fáceis .

    7 maio2015

    Ana,
    Leve Reais e troque por lá mesmo, logo na divisa no Chui tem várias casas de câmbio, sem falar que nosso dinheiro é aceito em todo canto do Uruguai.

21 abr2015
Vinicius

Parabéns pelo relato, ficou muito bom, espero fazer um parecido em julho, queria tirar uma dúvida, como você fez pra passar na aduana Uruguai? Não é necessário fazer isso no Chuy, tem como fazer direto na rodoviária tres cruces?
Abraços

    10 maio2015

    Vinicius,
    O ônibus para na fronteira e vc faz o tramite da saída do Brasil.
    No ônibus de Chui para MTV ele também para no posto fiscal, tem que informar para o motorista.

8 mar2015
Ana Maria Coffani dos Santos

Oi Jr! Gostei das suas dicas sobre a viajem de Montevidéu a Buenos Aires. Gosto de viajar de ônibus e quero fazer esse trecho POA/BbAs pelo Uruguay.

12 dez2014
Karina Sousa

Ola Junior!

Estou super afim de passar alguns dias em Montevidéu. Vou sozinha, teria como me dar um ideia de quanto mais ou menos gastaria com despesas de passagem e hospedagem e passagem, considerando esse mesmo percurso – saindo de Porto Alegre.

PS: sempre leio os seus posts, e nunca fui de mochileira a canto algum, e lendo seus posts a coragem tem aumentado e pretendo fazer minha experiencia no próximo mês!

2 nov2014
Luiza

Oi mochileiros, Vamos a MVD visitar o filho do meu marido e os netinhos pelo Natal. Queríamos conhecer o Chuí, pois como bom andarilhos pensamos o ano que vem ir ao Oiapoque. Ou seja, queremos dizer com veracidade que conhecemos o Brasil do Oiapoque ao Chuí! Obrigada pelas dicas! Luiza

    4 nov2014

    Oi Luiza,
    Eu sempre tive vontade de fazer esses extremos, agora falta o Oiapoque 🙂

31 maio2014

As dicas fora muito boas e me ajudou!
Obrigado por compartilhar.

    31 maio2014

    Antonio, eu que agradeço a credibilidade de acompanhar nosso blog. QQ dúvida pode falar.

Deixe seu comentário!





*

code