Belém, Pará | A arte marajoara nas cerâmicas de Icoaraci

Localizada apenas 23km do centro da cidade de Belém, Icoaraci é um dos oito distritos que compõe a região metropolitana da capital paraense. Conhecida também por Vila Sorriso, tem um população de 300 mil habitantes, que utiliza a vila como dormitório. Icoaraci ficou mundialmente famosa por sua produção de cerâmica que retrata a arte Marajoara e Tapajônica. Existem centenas de cerâmicas pelo distrito, das mais famosas como a do Mestre Anísio, as menores do tio da esquina, mas em todas é possível ver a arte da história do povo paraense estampadas no barro moldado. A Brazil Amazon Turismo foi nossa parceira e nos levou para esse agradável passeio, durante uma quente e úmida manhã de sábado.

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-1

Nossa experiência

Saímos do Hotel Ibis Budget Belém por volta das 8h30 na presença do Guia Diogo, pegamos outro casal no caminho e seguimos para Icoaraci. O trecho é bem urbano, passando por diversas avenidas e pontos conhecidos da cidade, como o Entroncamento, Estádio Mangueirão, Shoppings… e logo chegamos no nosso destino. Hoje devido a grande exploração imobiliária da região, nem é possível perceber quando saímos de Belém e chegamos em Icoaraci, a não ser pelas placas que sinalizam que realmente chegamos. Nossa primeira parada foi na Cerâmica do Mestre Anísio, um dos ícones da arte marajoara, cuja assinatura é conhecida nos quatro cantos do mundo.

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-8

O Show Room é de deixar qualquer um encantado, tudo muito rústico, mas muito bem organizado. Fomos convidados para ver a produção das peças localizado nos fundos da casa. O Mestre Anísio nos levou até a produção e explicou todo o processo de fabricação. Chegamos no momento em que um oleiro estava moldando uma peça e Bel foi convidada a viver o “momento Ghost” dela. Sem nem titubear, colocou a mão na massa e tentou fazer alguma coisa. Imagina que não saiu nada, mas valeu muito a experiência que rendeu boas risadas. Do lado estava um pintor fazendo o acabamento de um grande vaso, troquei algumas palavras com ele e observei bem o quanto aquela arte é delicada. Sem dúvida, algo para ser dado valor, tamanha a delicadeza dos traços.

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-6

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-7

Voltamos para a lojinha e a vontade é de levar um exemplar de cada para casa. As peças são lindas, a imaginação rola solta de onde você vai encaixar cada uma na sua decoração ou dar de presente para sua família. No meio desse processo, observei que dois compradores do Ceará negociavam várias peças e perguntei como levariam. O envio de peças grandes pode ser feito por transportadora, com o cálculo do frete feito na hora. Presenciei algumas peças sendo embaladas e o cuidado é grande para que tudo cheguei inteiro na destino. Compras feitas, hora de partir, mas antes aproveitamos para tirar uma fotinha com o artista da casa, Sr. Anísio.

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-2

Nossa segunda parada foi bem próximo, no Ateliê do Mestre Doca Leite. As peças do Doca são mais decorativas, tem um cunho mais comercial, mesmo assim são belas e devem ser apreciadas. Dentre as peças em exposição a que mais nos chamou atenção foi um Jogo de Feijoada, lindo, rustico e único. A arte dedicada nas peças é incrível, cada detalhe encanta os turistas que passam por ali.

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-4

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-3

Fizemos mais algumas comprinhas e seguimos nosso tour pela orla de Icoaraci. Paramos no Feira de Artesanato, que possui diversas lojinhas com souvenir da região. Os artigos de cerâmica podem ser encontrados por aqui mais baratos, no entanto são peças mais “genéricas” sem o refino dos ateliês que visitamos, mas vale a pena caso comprar para levar de lembrança. Tá calor?! Aproveita para tomar uma água de coco geladinha, opção para escolher não vai faltar!

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-5

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-11

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-9

Durante esse passeio, Diogo nosso guia, deu uma aula de história sobre Icoaraci e a cultura marajoara. Eu e Bel adoramos conhecer o lado da história por onde passamos e nada melhor do que termos uma pessoa especializada para nos contar no detalhe cada coisa que vivemos no passeio. Esse sem dúvida foi o diferencial de escolhermos a Brazil Amazon Turismo para dividirmos essa experiência por Icoaraci.

20151012-BELEM-PARA-ICOARACI-CERAMICA-MARAJOARA-10

Serviços

Brazil Amazon Turismo

Passeio: Cidade Morena
Duração: 3h30 horas
Horário: Tarde
Saídas: Conforme demanda
Dicas: *Ingressos não inclusos – Informamos que este passeio é essencialmente informativo, mas haverá um tempo para as compras. Recomendamos o uso de calçados e roupas confortáveis.
Site: http://www.brazilamazontur.com.br/
Fone: +55 91 3246.7573 / +55 91 98143.5009
E-mail: contato@brazilamazontur.com.br
Instagram: brazilamazontur
Facebook: brazilamazon

Hospedagem em Belém do Pará

Para pesquisar Hotéis, Pousadas e Hostels em Belém indicamos o nosso parceiro Booking.com, que conta com as melhores opções e preços para nossos leitores.

Veja aqui: Hotéis, Pousadas e Hostels em Belém

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!





*

code