Kunsthaus Tachele em Berlim

Um dos squats mais famosos de Berlim é o Tacheles. Para quem não sabe, squats são construções abandonadas ocupadas em geral por punks e artistas (anarquistas, rebeldes, etc) que usam o espaço para viver, trabalhar, criar, hospedar outros artistas e expor todas as suas criações. Hoje não existem mais muitos squats em funcionamento do mesmo modo que costumava ser, mas ainda é possível visitar alguns espaços próximos do que seria um squatnos ex-squats aqui em Berlim.

20111026-berlim-kunsthaus-tacheles-2

Berlim – Kunsthaus Tacheles | photos by wikipedia

Há muitos nos arredores de Alexanderplatz e da Oranienburgerstrasse e, aos sábados pela tarde, vale a pena caminhar por esta área sem rumo descobrindo ateliês em espaços como estes. O Tacheles é um dos maiores e já foi usado até como uma prisão nazista. Hoje abriga ateliês e bares voltados para a subcultura de Berlim. Todas as paredes são grafitadas e decoradas com street artdando ao lugar vibrações positivas de criatividade, alegria e festa.

Kunsthaus-Tacheles-3-www-tidskriftenrum-se

Berlim – Kunsthaus Tacheles | photo by www.tidskriftenrum.se

Hoje o destino do Tacheles é, infelizmente, incerto. O governo atual dentro da sua nova política de transformar Berlim em uma grande capital européia como as outras, está tentando acabar com esses lugares e o Tacheles é um alvo óbvio por sua popularidade. Muitas vezes já tentaram destruí-lo, mas o Tacheles ainda resiste mesmo com a horrível parede que foi construída para separar o quintal do squat (onde há maravilhosos ateliês de esculturas) da rua.
Por essas e (muitas) outras que o turista deve visitar este lugar o quanto antes e contribuir para a continuidade da arte independente que torna Berlim a cidade que é e a cidade que todos queremos que continue sendo. É diz o slogan da cidade: “Berlim é pobre, mas é sexy!”

Kunsthaus-Tacheles-5-http-www-globalgrasshopper-com

Berlim – Kunsthaus Tacheles| photo by www.globalgrasshopper.com

Booking.com

Sobre

Júnior Gomes

Júnior Gomes é um cearense cabra da peste, que desde 2009 começou a mochilar e já conquistou 19 carimbadas no seu passaporte. Morou no Sul do Chile e sonha em completar os 50 países até os 50 anos. Fundou o blog para ajudar outros viajantes, priorizando dicas de como viajar muito e gastar pouco. Ao lado dos seus amores, Bel (esposa) e Kika (cadelinha), sonha em curtir um sabático pelo mundo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário!





*

code